top of page

Doramas com temas sobre psicologia

  • Foto do escritor: Sarah Oliveira
    Sarah Oliveira
  • 3 de ago. de 2020
  • 3 min de leitura

Atualizado: 10 de ago. de 2020


Recentemente assisti um drama chinês que tocava no assunto ''transtorno bipolar'' e em paralelo a ele via também um coreano com tema parecido e que ainda estava em andamento. Reparar a diferença como esses dois países abordam o mesmo tema me fez querer escrever sobre isso. Doramas que abordam ou que são embasados em algum tipo de transtorno ainda não são muito comuns, mas podemos citar alguns aqui para mera análise.

Sabemos que esses temas são um tabu nos doramas (acho que não só nelas, mas trazendo para o nosso contexto irei abordar apenas elas), porém a forma como trazem o assunto é ainda mais delicada. Em ''Equações do amor'' (drama chinês) o assunto é abordado cheio de tatos e mistérios, com o garoto se afastando de todos porque sua mãe recebeu esse diagnóstico, entendo a licença poética de um enredo, mas sabemos que é de fato alvo de preconceito. Já em ''Fix You'' (drama coreano) tem um roteiro mais ousado e explícito, porém percebemos pelo seu número de audiência que não é algo que cativa o telespectador.


Particularmente, esse é o meu gênero favorito. Alguns com o tema totalmente explicito e pronto para você ver e já saber o que está acontecendo e outros que estão camuflados, que você entende nas entrelinhas, nos jeitos dos personagens e em detalhes de sua história, os melhores exemplos são cheese in the trap e I'm not robot, onde em em nenhum momento é lhe dado a informação explícita, mas fica nos detalhes você perceber as dificuldades e dores dos personagens.

Por isso vim deixar uma listinha para vocês caso assim como eu, gostem desse tema também e queiram ver mais doramas nesse estilo.

  • Kill me, Heal me: Conta a história de Cha Do Hyun que sofre de transtorno de mútilas personalidades, tendo que conviver com seis tipos de ''pessoas'' dentro dele, esse dorama é cheio de cenas hilárias, mas também muito profundas e significativas. Sem contar como o ator Ji Sung deu um show de atuação fazendo várias personalidades ao mesmo tempo.


  • It's okay, that's love: Esse é com certeza um dos meus favoritos, seu enredo principal é sobre um escritor famoso que por algum motivo tem o hábito de dormir apenas no banheiro, ele já passou por muito em sua vida e pode até parecer arrogante, mas quando conhece uma médica seu coração começa a se abrir aos poucos. Vale muito a pena ver pois é perfeição do início ao fim, com elenco impecável e OST mais que perfeita.


  • Fix You: Han Woo-joo já perdeu várias oportunidades em sua vida profissional devido ao seu temperamento complicado, após saber que se trata de Borderline , nem mesmo as terapias convencionais estão ajudando, até ela conhecer o Shi-joon, um psiquiatra que tem maneiras um tanto quanto diferentes de tratamentos, juntos os dois vão descobrir meios de curar um ao outro de seus próprios traumas e dores.


  • Cheese in the trap: Yoo Jung tem uma personalidade fria e calculista, todos o cercam apenas por interesses próprios o que o leva a manter distância sentimental das pessoas, até ele se apaixonar por Hong Seol e descobrir como funcionam os sentimentos e um relacionamento. Esse drama é escrito em entrelinhas e é preciso analisar todos os personagens para compreender um geral e em certo momento é nos dado as pistas para compreender qual o problema real de Yoo Jung.


  • It's okay not to be okay: Mun‑young é uma escritora de histórias infantis que sofre de Transtorno de personalidade antissocial (TPAS) e conhece o Moon Gang Tae, um cuidador que trabalha em um hospital psiquiátrico, juntos eles podem ter a chance de superar traumas e dores que os assolam desde a infância. Uma história completamente linda e profunda, cheia de significados e que é abordada de forma diferente, sempre com um conto de fadas especial.


  • I'm not a robot: Uma menção honrosa para esse dorama que não está bem dentro do tema, porém o doença que o protagonista sofre é uma prova de como o psicológico afeta o corpo também. Min Kyu tem uma alergia que o deixa com a pele toda empolada ao chegar perto de outras pessoas, o simples toque o faz sentir muita dor, ele adquiriu a doença após a morte de seus pais e uma traição de alguém que ele confiava muito.



1 comentário


Macoy Guty
Macoy Guty
04 de ago. de 2020

Fix You é top <3

Curtir

© 2018 por Dorameirinha criado com Wix.com

bottom of page